O que um Copywriter faz? Seu guia completo de marketing de conteúdo para 2021

O que um copywriter faz e tudo que você precisa saber sobre copywriting e marketing de conteúdo.

O que um Copywriter faz? O conteúdo é a resposta a uma pergunta, a chave de um quebra-cabeça, a estação de informações na estrada para o progresso. Mais do que isso, o conteúdo é a espinha dorsal do inbound marketing para o mundo digital.

‘Ok’, eu ouço você dizer, ‘mas por que o conteúdo é tão importante? E por que alguém deveria pagar um copywriter para escrevê-lo? ‘

Simplificando, as pessoas e as empresas usam o conteúdo para se educar e se divertir, e para se conectar com produtos e serviços. As pessoas responsáveis ​​por esse conteúdo são provavelmente copywriters de marketing, também conhecidos como aqueles tipos misteriosos que escrevem na Internet. Não é uma tarefa fácil, confie em nós.

Vamos ajudar todos a encontrar o que precisam, certo?

Como trabalhamos: o que faz um copywriter?

copywriter

Definição de copywriter:

Um copywriter é alguém que escreve para a internet. Eles criam conteúdo informativo para empresas que se destina a orientar a própria pesquisa do leitor.

Aqui vamos nós. Ordenado. Ou é…

Para aqueles de nós que estão no jogo, a seguinte situação é familiar

– Então, o que você faz?
– Eu sou um copywriter de marketing. Por exemplo, escrevo para empresas de tecnologia B2B .
– Uau, ótimo.
… Vinte minutos depois de a conversa ter continuado …
– Desculpe, posso apenas perguntar – Quer dizer, o que é que você realmente faz? Quero dizer, o que seu trabalho realmente envolve?

Equívocos e denominações erradas

Em primeiro lugar, vamos abordar alguns equívocos:

  • Nem todos os copywriters são redatores de publicidade. Isso por si só causa alguma confusão, já que este último é o mais famoso.
  • Copywriters médicos têm seu próprio nicho especial, que não pretendemos conhecer ou comentar aqui. Redação técnica também pode (frequentemente) ser incluída nesta caixa.
  • A redação não tem nada a ver com a lei de direitos autorais.

Ironicamente, um dos grandes problemas em comunicar o que os copywriters fazem é a falta de clareza em torno da definição da própria palavra. Acontece que, como um médico que fuma, copywriters não são muito bons em comunicar as nuances de sua função.

Jesse Forrest , por exemplo, distingue entre copywriters, que escrevem para fazer com que as pessoas realizem uma ação, e redatores de conteúdo, que escrevem para informar. Mas quem já ouviu falar de um escritor de conteúdo? Aqui no grupo terraço fazemos ambas as coisas , então somos apenas velhos ‘escritores’?

Não. Porque no minuto em que você diz “Sou um escritor”, as pessoas pensam em romances, poemas e talvez até em artigos jornalísticos. É um campo minado linguístico.

Gostamos  da  resposta de Iain Broome :

Ser um copywriter está além da definição, mas é justo dizer que uma coisa nos une:  todos nós trabalhamos com palavras no dia a dia .

Para quem fazemos ‘Copywriting’?

copywriter

Ao contrário dos escritores de ficção ou jornalistas, os copywriters geralmente escrevem com uma agenda: a agenda do cliente e, por sua vez, as necessidades de seu cliente. Pode ser para promover um produto, mas também pode ser para educar um público ou demonstrar conhecimento.

O conteúdo escrito é usado de todas as maneiras pelas empresas, especialmente com o advento do inbound marketing, que tem a ver com falar para e sobre os clientes, em vez de promover um produto ou serviço.

Isso significa que os copywriters precisam ser versáteis, aprendizes rápidos e ter muito pouco ego. Você raramente reconhecerá o nome de um copywriter – nosso trabalho geralmente sai com o nome do cliente. Também temos que fazer edições que não só mantenham o departamento de marketing do cliente satisfeito, mas também o departamento jurídico, de vendas e de c-suite.

Nós, copywriters, nos preocupamos com a qualidade de nosso trabalho, mas certamente não podemos ser preciosos sobre isso.

A voz de um copywriter

Um copywriter será quem você quiser.

O que realmente queremos dizer é que, embora cada copywriter certamente tenha sua própria voz, ela é secundária em relação à do cliente. Devemos adaptar nosso estilo e tom de escrita, dependendo de quem estamos falando e com quem estamos falando.

Existem certas regras de ouro de redação que copywriters ou agências específicos tentarão seguir, mas se o cliente tiver o seu próprio, isso vem primeiro.

E embora nem todo cliente tenha um documento de  tom de voz  , todos eles têm um tom de voz. Escreva algo que não soe como isso, e logo eles o puxarão e pedirão para fazer edições.

Os copywriters precisam fazer perguntas e mergulhar em garantias existentes para mergulhar na voz do cliente para escrever o projeto certo.

O que copywriters escrevem?

copywriting

Se você quiser falar detalhadamente, o tipo de coisas que escrevemos inclui:

  • Postagens no blog. Eles podem variar  de cerca de 400 a 1500 palavras. Eles geralmente são um pouco mais informais ou opinativos, mas varia de cliente para cliente.
  • Livros brancos. Não como os do governo. Os white papers costumam ter de 1.500 a 2.500 palavras e são documentos educacionais informativos que explicam as origens de um problema e como ele pode ser resolvido. Freqüentemente, essa solução estará vinculada ao que o cliente vende, mas a maior parte do white paper será objetivo e útil. Eles tendem a ser bloqueados por trás de um formulário e são usados ​​para captura de chumbo .
  • Emails . As campanhas de e- mail existem para despertar o interesse, aumentar a conscientização e estimular uma ação. Eles precisam ser curtos, atraentes e informativos para ajudar a gerar leads para os clientes.
  • Publicações nas redes sociais. Esses tweets de caracteres limitados e atualizações espirituosas do Facebook não se escrevem sozinhos, você sabe. A mídia social também  exige direitos autorais.
  • Estudos de caso . São artigos curtos que explicam como uma empresa ajudou seus clientes. Os estudos de caso  costumam ter uma estrutura estereotipada, mas um bom copywriter pode encontrar a história dentro dela.
  • Relatórios da indústria . Às vezes temos que pesar um pouco e escrever alguns relatórios pesados. Eles são baseados em pesquisas reais que abordam um determinado assunto, setor ou tendência.
  • Cópia do site. Escrever para a web vem com seu próprio conjunto de regras  e princípios orientadores: é um conjunto totalmente diferente de habilidades, mas que muitos copywriters têm na manga.

Claro, além de toda aquela magia e mistério de copywriting, também fazemos um monte de coisas de trabalho que todo mundo faz: admin, gerenciamento, e-mails, treinamento, disputas de clientes e olhando para o Facebook quando você está, ahem, entre prazos …

Então, o que um copywriter realmente faz?

Bem, para citar algumas coisas, nós:

  • Escrevemos (obviamente)
  • Pesquisamos
  • Entrevistamos
  • Editamos
  • Revisamos
  • Gerenciamos projetos
  • Imagens de origem
  • Planejamos e implementamos campanhas de marketing
  • Mesuramos o impacto mais amplo do nosso trabalho

Mas, pode haver muito mais para o papel de um copywriter de marketing, como estratégias de SEO, planejamento de mídia social e até mesmo fazer vídeos (fazemos muito no Grupo Terraço). Um copywriter de marketing é uma espécie de dupla função. Um copywriter cria conteúdo; um profissional de marketing pega o conteúdo e o usa como uma ferramenta para gerar tráfego no site e, com sorte, leads. Leads , é claro, significando clientes em potencial que forneceram algumas de suas informações à empresa, como um endereço de e-mail.

O que é importante entender é que, embora as palavras sejam a principal saída de um copywriter, escrever não é necessariamente o que passamos a maior parte do nosso tempo fazendo. Temos que fazer muita pesquisa e raciocínio, ajustes e formatação, e um monte de outras tarefas aparentemente periféricas. E, um copywriter de marketing fará muito mais em cima disso.

Na verdade, costumamos dizer aqui no Grupo que, para um projeto de redação, você deve gastar  metade do seu tempo pesquisando, uma terceira edição e apenas um sexto realmente escrevendo . Apesar do que algumas pessoas pensam, copywriting é muito mais do que apenas ‘redação’.

copywriter

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *